• Rodovia RJ116 KM39, Cachoeiras de Macacu - RJ
  • comercial@k2telecom.com.br
  • 0800-649-3112

Afinal, o que são bitcoins?

O Bitcoin foi a primeira moeda virtual do mundo, criada em 2008 e, apesar de seu grande valor, ela é uma criptomoeda, ou seja, ela só existe na internet, não tem equivalente físico e não é controlada por nenhum banco ou organização.

O bitcoin também é uma moeda limitada, e a tecnologia envolvida em sua criação permite que sejam emitidas até 21 milhões de bitcoins. Estes bitcoins são protegidos por criptografia e operam em uma rede chamada de Blockchain.

 

Blockchain

A blockchain é uma espécie de banco de dados, uma cadeia de blocos que fazem parte de um registro coletivo, onde as negociações de bitcoins e outros ativos digitais ficam gravados. Este banco de dados com seus arquivos é acessível para todos os usuários e pode ser acessado de qualquer computador. Ao acessar os dados de uma transação, você consegue ver, por exemplo, o país dos envolvidos na negociação, os dados pessoais, no entanto, ficam protegidos por criptografia.

A tecnologia blockchain é tão inovadora que não se resume apenas a negociações de criptomoedas, ela tem sido cotada para ser utilizada por empresas e organizações governamentais por conta de sua segurança.

Cada uma das transações realizadas no banco de dados possui uma assinatura criptográfica única e uma digital única, ou seja, um código único, o que torna a tecnologia blockchain bastante segura.

A tecnologia de blocos também torna tudo muito interessante: se um hacker quiser, por exemplo, roubar as informações de uma transação específica, ele precisará decifrar a criptografia de um bloco e do bloco anterior. Mais um ponto para a blockchain.

 

Mineradores

Os responsáveis por reunir estas informações em blocos são os chamados mineradores. Eles reúnem as transações que ainda não foram adicionadas em um bloco e as sobem para o blockchain. Para realizar esta operação, eles realizam cálculos complexos que são feitos em computadores super potentes. E como recompensa, ao realizar estas operações, os mineradores são pagos com bitcoins. Os mineradores também são responsáveis por validar as informações e verificar a segurança dos códigos dentro do blockchain.

 

Vantagens e desvantagens de se investir em criptomoedas

Algumas das vantagens do investimento são: a praticidade e liquidez, compensação no imposto de renda e valor mínimo acessível. As desvantagens são: as bitcoins são um investimento direto não regulamentado que faz parte de uma bolha financeira, as perdas de investimento não são garantidas pelo FGC e a falta de lastro.

Leave a Reply