• Rodovia RJ116 KM39, Cachoeiras de Macacu - RJ
  • comercial@k2telecom.com.br
  • 0800-649-3112

O impacto do metaverso

O Metaverso vem despertando a curiosidade das pessoas ao redor do mundo, mesmo ainda não conhecendo todas as suas possibilidades. O projeto audacioso do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg ainda vai levar alguns anos para ser totalmente funcional, mas promete revolucionar a maneira como nos relacionamos e como fazemos negócios.

 

O que é o Metaverso

O Metaverso é um espaço online compartilhado, que possibilita a aproximação do mundo físico e do mundo virtual, através de aparelhos tecnológicos, como o óculos de realidade virtual. Neste espaço os usuários poderão interagir através de um avatar virtual personalizado, além de realizar compras e aprender novas habilidades em cursos ou escolas.

O Metaverso só é possível graças a tecnologias emergentes que por si só já revolucionam vários aspectos do mundo e do mercado: inteligência artificial, realidade aumentada, internet das coisas e imagens 3D. Estas novas tecnologias proporcionam interação entre várias pessoas no mundo, em ambientes remotos.

 

Possibilidades do Metaverso

O Metaverso ainda é um projeto em construção, mas graças a ambientes online interativos que já existem, conseguimos vislumbrar um pouco de tudo que será possível realizar neste ambiente virtual gigante.

 

Networking: o Metaverso vai possibilitar que pessoas do mundo inteiro interajam em um ambiente virtual compartilhado. E isso pode ser ótimo para os negócios, sendo uma ótima oportunidade para conhecer profissionais de diversas áreas e especialidades.

 

Turismo: graças às imagens 3D, será possível explorar diversos países sem sair do lugar. Os negócios relacionados ao turismo terão a oportunidade de se reinventar e se inserir no mundo virtual.

 

E-sports: os grandes campeonatos de games agora ganham um novo espaço. Jogos que já fazem sucesso há muito tempo no mundo real tem seus equivalentes no mundo virtual, através da tecnologia dos óculos VR.

 

Exposições de arte: galerias de arte já são experiências comuns em ambientes de realidade virtual e vão além das expressões artísticas já conhecidas, é o que podemos observar com o crescimento das NFTs e das obras de arte criadas de forma totalmente virtual.

 

MBA e idiomas: em alguns ambientes virtuais a presença de cursos de ensino superior e ensino de idiomas já é bastante ativa. É possível até mesmo utilizar óculos de realidade virtual para reconhecer movimentos, no ensino de Libras, por exemplo.

 

Varejo: grandes marcas como Chanel, Nike e Adidas já exploram as possibilidades do mundo virtual, permitindo a manipulação de seus produtos em formato 3D. A venda através do Metaverso será uma realidade possível muito em breve.

 

Setor imobiliário: nada melhor do que explorar a casa dos sonhos através de realidade virtual e poder conhecer todos os cômodos e detalhes do imóvel, mesmo à distância.

 

Reuniões: com o boom do home office e do trabalho híbrido é possível dizer que a maioria das reuniões de negócios será realizada de forma remota, no Metaverso.

 

Sala de trabalho imersiva: com os óculos de realidade virtual não é possível apenas explorar outras realidades mas também levar todos os seus dados com você. Assim é possível trabalhar de qualquer local e ter seus arquivos a um óculos de distância.

Leave a Reply

X