Com o avanço da 5G no Brasil é possível dizer que a tecnologia será protagonista da maior parte das compras realizadas durante a Black Friday. Mesmo com a demora na implementação da 5G, a tecnologia já se encontra disponível na maior parte das cidades e capitais do país.
A venda de smartphones teve um aumento expressivo no ano de 2022, um indicador de que boa parte da população realiza suas compras através de aparelhos mobile. Durante a pandemia de Covid-19 as empresas foram obrigadas a modernizar seu formato de venda e as compras mobile se fortaleceram ainda mais.
A 5G, no Brasil, ainda opera com velocidade abaixo da média, se comparada à países como Coreia do Sul. O que não é um empecilho para os consumidores que querem acompanhar as ofertas da Black Friday através de seus celulares.
Os celulares 5G, inclusive, prometem ser a sensação da Black Friday deste ano, sendo um dos itens de tecnologia mais procurados do ano. Até o momento já existem cerca de 90 aparelhos smartphones compatíveis com a tecnologia 5G, então a guerra de preços será grande.
Principais desafios para a chegada do 5G
Em um país com dimensões continentais como o Brasil, a tecnologia 5G não chega instantaneamente e vai sendo implementada aos poucos. No ano de 2022 as capitais que já contam com a tecnologia são: Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Natal , Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aracaju e Boa Vista. A previsão é que até julho de 2029 a 5G seja implantada em cidades pequenas, com até 30 mil habitantes.
Inclusão digital: apesar de ser uma promessa de inclusão digital, a tecnologia ainda enfrenta desafios em um país com tanta desigualdade social. Milhões de pessoas vivem em áreas rurais e periféricas que não têm acesso nem a 4G.
Escassez de mão de obra: mesmo com tantos profissionais de TI disponíveis no mercado, ainda falta mão de obra qualificada para realizar a implementação da tecnologia.
Preços elevados: os aparelhos preparados para a tecnologia 5G são mais modernos e consequentemente, mais caros, para que todos os brasileiros possam utilizar um destes, é preciso que os custos diminuam muito.
Leave a Reply