Todos os anos, empresários e futurólogos fazem previsões das tendências que irão influenciar o mercado empresarial. Estas tendências impactam todos os tipos de negócios e as empresas devem estar preparadas para inovar ou ficar para trás, pois negligenciar estas mudanças pode impactar na competitividade e no sucesso do negócio.
Tecnologia
A tecnologia é uma tendência chave. Empresas precisam saber se reinventar diariamente e investir constantemente em inovação. Uma das dicas em tecnologia para 2023 é investir em Omnichannel, isso significa estar presente em todos os canais de atendimento e redes sociais disponíveis, afinal, não adianta ter um ótimo marketing e não atender o cliente onde ele está. Construir um bom relacionamento com o cliente é a garantia de um negócio duradouro, por isso é bom conhecer o nicho do seu negócio e mapear os canais mais usados por seus clientes, realizando uma comunicação efetiva. Se sua empresa já investe em tecnologia, ótimo! Você já não precisa começar do zero. Mas fique sempre de olho em novas tendências e tecnologias pois elas surgem diariamente.
Consciência Ambiental
Tendências de reutilização e upcycling seguem fortes no mercado. O comércio de cosméticos naturais e veganos vem crescendo e já existem centenas de opções e lojas no mercado. Consumidores vêm buscando, mais do que nunca, empresas que forneçam serviços e produtos com valor ambiental agregado. Políticas de reaproveitamento, reciclagem e logística reversa podem agregar muito valor ao seu negócio e causar boa impressão aos olhos de seus clientes. Realizar um plano de gestão ambiental também pode ajudar sua empresa a diminuir despesas, além de deixar o seu negócio mais próximo de uma certificação verde.
Wearables
Os wearables são dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados como um relógio, por exemplo. Os smartwatches e pulseiras fitness vem agregando cada vez mais funcionalidades e trazem praticidade para a vida diária. Eles também ajudam no monitoramento de saúde dos usuários, através de funções como batimento cardíaco, nível de estresse e nível de exercícios realizados no dia.
Clubes de assinatura
Os clubes de livros, alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal são os segmentos que mais se destacam neste tipo de negócio e têm crescido desde o início da pandemia. Os clubes são interessantes porque são convenientes para os consumidores, além de terem serviços personalizados de acordo com o gosto de cada um, o que faz o cliente se sentir único. Daí o sucesso dos clubes de assinatura: todo mundo quer ter seus desejos e vontades atendidas de forma exclusiva.
Experiências imersivas
Isso inclui até as experiências de atendimento e finalização de compra. Clientes modernos buscam soluções modernas e a tecnologia faz parte deste processo. Pode ser através de um atendimento humanizado e personalizado, através de provadores virtuais, embalagens especiais e até uma pesquisa de satisfação que combine com a persona da marca. Experiências imersivas trazem valor ao negócio e as empresas precisam inovar e sair na frente para chamar a atenção de novos clientes.
Delivery
Com a pandemia nós aprendemos que (quase) tudo dá pra ser comprado online e recebido através do delivery. Pense nos pequenos negócios do seu bairro, que não se modernizaram e continuam entregando seus produtos de forma presencial. Quantos deles ainda estão operando? Pois é, o delivery veio pra ficar em todos os formatos, seja para uma entrega de farmácia ou para uma refeição completa de restaurante. Receber produtos em casa é cômodo, prático e muitos consumidores já se tornaram adeptos dessa modalidade. O interessante aqui é inovar a sua entrega, seja através de uma embalagem personalizada ou um brinde. Inove, personalize, agregue mais valor ao produto e retenha seus clientes.
O que você achou destas tendências? Sua empresa já segue alguma delas?
Não fique pra trás! Se você precisa investir em tecnologia na sua empresa mas não sabe por onde começar, entre em contato conosco. A K2 oferece soluções personalizadas para aumentar a competitividade do seu negócio.
Leave a Reply