Todos os empresários sabem que manter os os dados de seus negócios seguros é muito importante, e realizar backups frequentes é uma das medidas de segurança contra ataques cibernéticos maldosos. Porém, existem alguns tipos diferentes de backup e é sobre eles que vamos falar a seguir.
Backup Completo
É a cópia total de todos os arquivos para servidores ou sistemas de discos. Este é o backup que exige um processo demorado e algumas vezes os backup também são gravados em fitas. Este backup também exige bastante espaço pois copia todos os arquivos e pastas da rede, inclusive as que não são usadas com frequência, não existe nenhum tipo de seleção. É indicado para empresas pequenas, que possuem poucos dados onde pode ser realizado diariamente.
Backup Incremental
Neste backup são gravados os arquivos onde foram realizadas algum tipo de alteração. O processo é realizado de forma mais rápida, podendo ser realizado todos os dias, por qualquer empresa. No entanto, caso a empresa precise recuperar dados, é necessário fazer o procedimento através do backup completo.
Backup Diferencial
Copia todos os dados desde o último backup completo, ou seja, todos os arquivos e alterações que foram criadas após ele. É importante diferenciar que este tipo de backup copia todos os dados gerados desde o último backup completo, independente se foi feito algum backup incremental desde então. Este tipo de gravação também exige mais espaço e caso a empresa precise recuperar os dados, o procedimento também deve ser feito através de um backup completo.
Backup Espelhado
É um espelho da origem da cópia, portanto quando um documento é apagado na origem, também é apagado na cópia, por isso não é muito indicado para restauração.
Backup Local
O backup local pode ser feito para um dispositivo físico da própria empresa como um HD externo, por exemplo. Este tipo de backup funciona bem contra falhas no disco rígido, exclusões acidentais ou ataques de vírus. Funciona para empresas pequenas com poucos dados e através dele os dados podem ser recuperados rapidamente.
Backup Externo
É um backup feito em dispositivo externo, que não fica no mesmo local da origem dos dados. Um colaborador de uma pequena empresa poderia, por exemplo, levar o HD externo com os dados para outro local fora da empresa, e isso já configura um backup externo. É ideal para proteger os dados de acidentes na própria empresa, como furtos ou incêndios.
Backup Remoto
É um tipo de backup que se pode acessar de lugares distantes, através do uso de tecnologia. É feito em plataformas que permitem acessos externos. Os backups em nuvem também são considerados remotos.
Backup em Nuvem
É o tipo de backup mais utilizado atualmente pelas empresas. Este tipo de backup costuma ser feito continuamente, através de uma conexão de rede ou de internet com armazenamento em nuvem. Para ter acesso ao backup a empresa precisa contratar um serviço de armazenamento. Uma das vantagens deste backup é ter os dados disponíveis de qualquer local, a qualquer hora e além disso, ele pode ser automatizado.
Leave a Reply