• Rodovia RJ116 KM39, Cachoeiras de Macacu - RJ
  • comercial@k2telecom.com.br
  • 0800-649-3112

Como proteger sua empresa de ataques cibernéticos

A modernização dos processos empresariais trouxe muitos benefícios para os negócios. Informações em nuvem, fácil acesso dos dados, processos automatizados, todos estes fatores contribuem para o crescimento do negócio e também para tomar melhores decisões de forma rápida e assertiva, porém, também deixam a empresa suscetível a ataques cibernéticos que visam roubar os dados da empresa ou invadir os sistemas internos.

 

Além de se pensar na necessidade de contratar serviços de segurança especializados como o Anti DDoS, por exemplo, a empresa precisa pensar em seu ambiente de rede interno, que também exige atenção por parte de seus usuários. Nesse caso, é importante que a empresa deixe bem claro os procedimentos de segurança e cuidados que os colaboradores devem ter ao utilizar os equipamentos da empresa.

 

Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a aumentar a segurança dos dados da sua empresa:

 

Invista em um bom antivírus

Pode parecer simples, ainda mais se tratando de uma rede de tamanho empresarial, mas o antivírus é a primeira barreira de proteção contra vírus, worms e malwares, ainda mais se você tem uma rede interna com muitos computadores e muitos colaboradores.

 

Mantenha seus softwares atualizados

As atualizações dos softwares servem para corrigir falhas, prevenir bugs e erros do sistema, além de aumentar a proteção contra ataques cibernéticos mal intencionados. É importante atualizar todos os sistemas utilizados na empresa e sempre mantê-los em sua última versão.

 

Use um software de criptografia

Com a criptografia, as informações e dados da empresa só podem ser acessados por quem tem a chave de acesso. Isso mantém as informações confidenciais caso hackers consigam invadir e acessar estes dados. Neste caso, também é importante que se faça um backup constante dos dados.

 

Atualize suas senhas com frequência

Atualizar senhas com frequência serve como uma proteção extra. Atualize suas senhas pessoais de email e redes sociais que servem para acessar ambientes virtuais da empresa, assim como os acessos da empresa. Utilize senhas fortes com letras, números, símbolos e letras maiúsculas.

 

Mantenha um backup de segurança

Os ataques mal intencionados podem até sumir com os seus dados, caso consigam acessá-los, por isso é muito importante ter uma rotina de backup e manter atualizado, de preferência em um ambiente à parte, assim, caso algo aconteça, é possível recuperar seus dados.

 

Eduque seus colaboradores

Com vários colaboradores acessando a internet ao mesmo tempo, as chances da empresa cair em um ataque cibernético aumentam. Os colaboradores precisam estar cientes dos protocolos de segurança e evitar algumas ações como: clicar em links de emails desconhecidos ou em links de mensagens suspeitas no whatsapp e outros aplicativos de comunicação, baixar vídeos ou fotos ou fazer outros downloads que podem conter arquivos maliciosos. Em alguns casos também pode ser necessário limitar a navegação para sites pré-determinados.

 

Sinais de que sua empresa foi vítima de um ataque cibernético

 

Lentidão no computador – uma inicialização lenta pode indicar programas maliciosos rodando em segundo plano.

 

Comportamento estranho no navegador – se você notar alguma diferença na inicialização do navegador, nas barras de navegação ou uma exibição exagerada de anúncios, fique atento, você pode ter sido vítima de um programa malicioso.

Abertura de janelas pop-up – janelas com anúncios que abrem de forma descontrolada também são um forte indício de ataques cibernéticos.

Leave a Reply

X