• Rodovia RJ116 KM39, Cachoeiras de Macacu - RJ
  • comercial@k2telecom.com.br
  • 0800-649-3112

A importância da Iot – Internet das Coisas

O que é Iot?

 

A Internet das coisas (Iot) designa uma rede de objetos físicos com sensores, softwares e outras tecnologias que se conectam à internet para trocar dados e dividir informações em tempo real. O conceito de internet das coisas não é uma novidade, essa expressão foi criada em 1999 por Kevin Ashton, pesquisador britânico do MIT.

A internet das coisas já faz parte tanto da nossa vida doméstica quanto do dia a dia nos locais de trabalho e nas grandes empresas. Desde o smartwatch que utilizamos na hora do treino, na TV que se conecta à internet e armazena os dados na nuvem e até na geladeira inteligente que avisa quando está vazia.

Estas tecnologias já existem há algum tempo e cada vez mais fazem parte do nosso cotidiano, facilitando nossa vida diária e permitindo que compartilhemos nossas informações em tempo real.

 

Por que a Iot é tão importante?

 

A Iot já se tornou uma das tecnologias mais importantes do século XXI, conectando nossos aparelhos à internet, transmitindo e acessando dados em tempo real.

Pense em tudo que você pode fazer diariamente através das tecnologias conectadas à internet: pedir um táxi pelo celular, checar a pressão sanguínea no seu relógio inteligente, transmitir sua localização em tempo real com um familiar, pagar as contas pelo aplicativo, verificar o estoque de bebidas da sua geladeira, avisar à sua cafeteira inteligente que prepare um café. Hoje em dia, é difícil que você não utilize pelo menos uma destas facilidades e a Iot vai além, ela está presente nos objetos da casa e em acessórios vestíveis e aparelhos que podemos levar conosco para qualquer local.

 

Outros exemplos de uso de internet das coisas no nosso cotidiano são:

 

  • Em casa: os aparelhos baseados em IoT, por exemplo, a Smart TV, termostatos, geladeiras e fechaduras inteligentes.

 

  • Wearables: equipamentos “vestíveis”, acessórios que utilizamos no corpo, como os smartwatches e fones de ouvido.

 

  • Na saúde: a tecnologia que faz a integração com o prontuário do paciente. As alterações no estado clínico, como alteração na pressão sanguínea e frequência cardíaca, são rapidamente atualizadas no registro, otimizando o atendimento médico.

 

  • Na agricultura: sensores IoT ajudam no monitoramento da temperatura, umidade do solo e do ar, ativando automaticamente os sistemas de irrigação, quando necessário.

 

IoT para empresas

 

As empresas também podem se beneficiar muito com a tecnologia da Iot, seja para análise de dados e tomada de decisões, controle de frotas e logística, análise da produção e verificação de saúde dos colaboradores. Veja alguns exemplos:

 

Fabricação

Os sensores inteligentes podem detectar se existe alguma falha na produção, reduzindo custos operacionais e melhorando o tempo de atividade.

 

Automotivo

Os sensores podem auxiliar na própria linha de produção e também detectar falhas nos equipamentos que já estão na estrada, alertando os motoristas sobre como proceder melhor.

 

Transporte e Logística

Os sistemas de transporte e logística podem se beneficiar muito dos sensores de Iot. As frotas de carros, caminhões e trens podem ser direcionados e rastreados, os setores de alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos podem também evitar perdas com os sensores de temperatura, que ajudam a ter um melhor controle sobre os produtos.

 

Varejo

Os aplicativos inteligentes gerenciam os estoques, melhoram a experiência do cliente, reduzem os custos operacionais e melhoram a logística. Os aplicativos também podem enviar avisos quando um determinado produto estiver se esgotando.

 

Setor Público

Os aplicativos se conectam diretamente aos clientes, notificando os usuários sobre interrupções e problemas em serviços públicos de água, esgoto e luz. Também podem ser utilizados em serviços de cidades inteligentes.

 

Assistência Médica

Pacientes com acessórios vestíveis podem ser monitorados em tempo real, em qualquer local. Ativos hospitalares podem ser rastreados, garantindo assim um uso adequado. Programas de saúde também facilitam o atendimento e enviam dados em tempo real, melhorando a comunicação entre médicos e pacientes.

 

Segurança Geral 

Os aplicativos de Iot podem monitorar a saúde humana e também as condições ambientais, evitando prejuízos maiores e perdas de vida em desastres naturais, por exemplo.

Leave a Reply

X