• Rodovia RJ116 KM39, Cachoeiras de Macacu - RJ
  • comercial@k2telecom.com.br
  • 0800-649-3112

Inteligência artificial nas empresas

A inteligência artificial pode ser entendida como uma capacidade de emular certas características da inteligência humana. Esta capacidade se resume a basicamente, um conceito fundamental: a capacidade de aprender. Softwares e máquinas são desenvolvidos para ter um comportamento inteligente e aprender através da interação com os seres humanos e outras máquinas, melhorando o próprio funcionamento.

 

A inteligência artificial é uma grande aliada de empresas e negócios, uma vez que soluciona problemas e otimiza processos de forma efetiva. A IA é um dos pilares da transformação digital e pode ser aplicada no dia a dia. Ela pode ser utilizada para aumentar a produtividade e economizar tempo, mesmo através de processos simples. Veja abaixo alguns exemplos:

 

Chatbots – um robô virtual cuja função é conversar com as pessoas e fazer o primeiro atendimento. Eles funcionam com respostas pré-gravadas e podem ser integradas a banco de dados, facilitando a realização de cadastros e melhorando a experiência do cliente.

Assistentes pessoais – utilizada para marcar reuniões, consultar agendas, este tipo de assistente pessoal funciona através de reconhecimento de voz e é programada para facilitar o dia a dia. Através do processo de aprendizado, o assistente acaba por antecipar as necessidades e comportamentos do usuário.

Segurança – a inteligência artificial pode ser utilizada para desenvolver mecanismos de segurança, controlar acessos em arquivos digitais e em eventos. Um aplicativo que utiliza inteligência artificial, por exemplo, pode detectar ataques virtuais muito mais rápido do que um ser humano. Câmeras de trânsito podem ajudar a gerenciar o tráfego e melhorar o fluxo de veículos. O reconhecimento facial também faz parte da IA e participa de uma melhor análise das câmeras de segurança.

Gestão – através de aplicativos de gestão é possível identificar como os colaboradores estão desempenhando suas tarefas. Os gestores têm, através destas ferramentas, informações precisas sobre todos os processos da empresa e podem tomar melhores decisões.

Marketing e vendas – é possível personalizar o atendimento ao consumidor através da inteligência artificial. O machine learning, por exemplo, é uma aplicação onde o sistema aprende a agir por conta própria sem ser programado para a nova função. Com base nos próprios dados coletados, o programa vai se adaptando e evoluindo.

Bônus: Predições – a inteligência artificial nas empresas pode ser desenvolvida para fazer previsões do comportamento humano em determinadas circunstâncias. Esse tipo de tecnologia pode ser utilizada em campanhas de marketing, por exemplo, prevendo diferentes cenários e resultados. Um dos primeiros aspectos em que a inteligência artificial auxiliou a humanidade, foi na previsão do tempo, por meio do supercomputador Watson, da IBM.

E aí, ficou mais inclinado a usar a Inteligência Artificial no seu negócio?

Leave a Reply

X